Ana Luiza Barbosa 

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 1998, Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa atualmente investiga o diferencial de rendimentos entre mães e não mães brasileiras e o diferencial por gênero (e por família) na alocação do uso do tempo. Atualmente, suas principais áreas de interesse incluem Economia do Trabalho, Economia do Gênero e Economia da Família. 

Como professora de Economia do IBMEC-RJ, ministra cursos para a graduação em Microeconomia e Teoria do Consumidor. Barbosa obteve o doutorado em Economia na EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) em 2012 (Rio de Janeiro). 

Desde então, ela estudou questões associadas à validade do modelo unitário para pessoas solteiras com base em um sistema de demanda de consumo brasileiro, além de ter analisado o impacto do programa Bolsa Família na composição do mercado de trabalho formal e informal no Brasil.

 

Com relação à Economia de Gênero e à Economia da Família, seus trabalhos se basearam na participação feminina no mercado de trabalho brasileiro; no mercado de trabalho das empregadas domésticas, e; nas tendências da alocação do uso do tempo por gênero no Brasil. 

Publicações